Helena Gonçalves



















Em Lisboa, viveu uma infância repleta de brincadeiras, pinturas e costuras das avós, invenções do pai, culinárias da mãe e a certeza da liberdade. A mais nova dos três, dedicava-se às artes com a irmã e ao ZX Spectrum e às construções de Lego com o rapaz. Tempos felizes, de bicicleta ou a pé para a praia com os amigos.

Estudou e trabalhou sempre na mesma cidade onde se licenciou em Relações Públicas e Publicidade e depois se pós-graduou em Livro Infantil. Gosta de coisas boas e bonitas e  por isso, já a trabalhar como designer, fez o Curso de Desenho, na Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa, para que as pudesse compreender e representar melhor.

Até agora passou pelos grupos de comunicação: Abrinício - J. Walter Thompson, EURO RSCG e Brandia Central. Começou em 1993 como maquetista, de volta das Ecoline, dos decalques tipográficos da Letraset e da Mecanorma, dos X-actos e dos magníficos papéis e cartões que ainda hoje venera.

Da Sinclair e IBM à Macintosh, pela primavera de 1994 o trabalho com os computadores avançava a grande velocidade, ainda bem antes da internet e dos telemóveis, e foi de tal forma entusiasmante que até hoje se rodeia de aparelhos tecnológicos para realizar, com prazer, o design de tudo o que se chama "Projecto".

Com a maternidade retoma a infância e aumenta legítima e consideravelmente o seu espólio de brinquedos e livros com histórias e ilustrações maravilhosas.

Gosta de aprender, de estudar, de inventar e imaginar; acima de tudo adora partilhar o que sabe de bom na vida. É nesta realidade constante da fantasia e da aventura que gosta de viver, de descobrir e de mostrar o mundo a rir.

.-*